quinta-feira, 26 de abril de 2012



O Ratha-yatra, ou o festival das carruagens, tem sido celebrado na cidade sagrada de Jagannatha Puri, Índia, por milhares de anos, tornando-o uma das celebrações religiosas mais antigas do mundo. Em 1968, o fundador-acharya da ISKCON, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, organizou na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o primeiro Ratha-yatra do Ocidente. Hoje em dia este antiquíssimo festival religioso é realizado todos os anos em diversas das maiores cidades do mundo, incluindo Nova Iorque, Los Angeles, Washington, Londres, Paris, Zurique, Calcutá, Sidney e aqui no Brasil em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e agora em Santos.
A procissão de Ratha-yatra tem como modelo o milenar festival do mesmo nome em Orissa, Índia, e apresenta três carruagens belamente ornamentadas, pesando cinco toneladas e medindo dezesseis metros. Com seus reluzentes dosséis de seda colorida, os veículos de madeira com torres elevadas são puxados bem devagar numa fila única através de uma multidão de milhares de pessoas. Elefantes decorados, carros alegóricos, dança e canto, fazem parte da ocasião festiva. Em todas as comemorações de Ratha-yatra nas diversas partes do mundo, as pessoas presentes ao festival assistem a uma grande variedade de eventos e exibições culturais. As apresentações incluem peças de teatro, músicas, danças, belas artes e exibições primorosas sobre filosofia, vegetarianismo e ciência védica.
 Além disso, às centenas de milhares de visitantes é servido um autêntico banquete contendo diversos tipos de preparações.
Muitos prefeitos de grandes cidades do mundo onde ocorreram os festivais de Ratha-yatra têm assistido e feito discursos em louvor ao Ratha-yatra como uma importante contribuição cultural a um mundo com tanta variedade de raças e credos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário